Destaques: Eventos, Publicações e Actualizações Jurídicas

Direito, Transição e Continuidade Publicações
21-04-2017
21 de Abril, pelas 18:30

Fundação Rui Cunha 官樂怡基金會
Avenida da Praia Grande, No. 749 R/C, Macau

Lançamento do Livro "Direito, Transição e Continuidade", da autoria de Paulo Cardinal
REGIME JURÍDICO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA NA RAEM Aprender Direito
10-09-2018
Procedimentos Pré-contratuais e Principais Espécies de Contratos

Formador: João Torrão, Juiz Conselheiro (Jubilado) do Supremo Tribunal Administrativo

Apresentação:
A contratação pública e a contratação efetuada por entidades privadas.
Princípios aplicáveis ao procedimento pré-contratual.
Regime jurídico atualmente vigente na RAEM
A escolha do procedimento.
O concurso público.
O Concurso público limitado
O concurso de prévia qualificação
O ajuste direto
Garantias administrativas: A) Reclamação e B) Recurso hierárquico
Garantias contenciosas
Noção de contrato administrativo
Espécies de contratos: típicos e atípicos
Breves notas sobre o regime do contrato administrativo
Data de início: 10 de Setembro até 10 de Outubro

16 horas (2as e 4as das 18h30 às 20h30)
Valor: 1500 MOP
Destinatários: Todos os interessados
25 Vagas por ordem de inscrição
Inscrições: Fundação Rui Cunha, R/C (10h13h – 14h30-18h30)
Código: PDAC 1804300399-0

http://www.creddm.org/admin/upload/ficheiros/ficheirosMultimedia/PROGRAMA%20DO%20REGIME%20JURIDICO%20DA%20CONTRATACAO%20PUBLICA%20NA%20RAEM_hRVF.pdf
2018.04.26 - Programa Fazer Justiça Actualizações
25-04-2018
Dia 26 de Abril, Quinta-feira

15h00 – Programa Fazer Justiça – 6ª Edição em Parceria com a Escola Portuguesa de Macau

A Escola Portuguesa de Macau é, desde a primeira hora, uma apoiante incondicional do programa Fazer Justiça, este ano já na sua VI edição.
Através desta iniciativa, pretende o CRED-DM – Centro de Reflexão, Estudo, e Difusão do Direito de Macau da Fundação Rui Cunha, dar a conhecer aos jovens estudantes do secundário os fundamentos essenciais da Lei e da Justiça, bem como ajudá-los a compreender o, ainda muito jovem, sistema jurídico da RAEM.
Ao grupo de alunos, previamente seleccionado pela EPM, foi-lhe confiado um caso para resolverem, através da construção dos intervenientes, das provas e de todo o cenário do julgamento.
O CRED-DM e a EPM, através do seu Clube de Filosofia, com a impenhorável ajuda do ilustre Magistrado, Dr. Carlos Carvalho, deu início às sessões preparatórias, no passado mês de Fevereiro, as quais culminam, agora, com a Audiência de Discussão e Julgamento, a realizar na Fundação Rui Cunha.
Para este ano escolhemos a Violência no Namoro como tema.
Pela primeira vez teremos 1 aluno da EPM, de nacionalidade chinesa, assumirá o papel de Juiz presidente na sessão de audiência e julgamento.
Com este Programa, o CRED-DM pretende, não apenas, desmistificar o direito perante o olhar dos mais jovens, como, acima de tudo, sensibilizá-los para a importância e mais-valia de um Direito de Macau, único e próprio, cujo futuro depende em exclusivo do que eles próprios pretendam e ambicionem.
AFONSO DE ALBUQUERQUE E O APOGEU MILITAR DOS DESCOBRIMENTOS Pauta de Histórias
12-07-2018
"Rumo ao apogeu militar dos Descobrimentos" é o tema de uma palestra de António Conceição Júnior, a ter lugar no próximo dia 12 de Julho, pelas 18,30 horas, na Fundação Rui Cunha.

António Conceição Júnior, conhecido autor e artista local, é também designer de espadas, com um website chamado Bladesign. O seu interesse pela armaria remonta a várias décadas, frequentando Fóruns Internacionais da especialidade. Na década de 1990, estende o seu interesse à armaria dos Descobrimentos, tendo visitado a maior colecção de armaria portuguesa e a enorme colecção do professor Rainer Daehnhardt, que o próprio o guiou.
Criou várias espadas por encomenda, superintendendo a sua feitura junto de reconhecidos alfagemes (bladesmiths) dos Estados Unidos, Filipinas, China e Japão.

Em 1993 organizou na Galeria do então Leal Senado uma exposição de Armaria Portuguesa, contando com a colaboração do Museu Militar de Lisboa. Em 2005, concebeu e coordenou a exposição "Senhores do Fogo", a primeira exposição, a nível mundial, de obras de alfagemes contemporâneos, que teve lugar no Museu de Arte de Macau. Foi ainda autor e curador da mostra "História do Aço na Ásia Oriental", no Museu de Arte de Macau, também a primeira a nível mundial a reunir peças de diferentes épocas provenientes da China, Coreia, Japão, Filipinas e Sudeste Asiático Continental.

Com a presente palestra, António Conceição Júnior pretende fazer uma revisitação histórica dos Descobrimentos e instrumentos bélicos utilizados pelos portugueses no Índico.
O Silêncio dos Céus Lançamento de Livros
12-04-2018
O Silêncio dos Céus, o mais recente livro de Fernando Sobral, com a chancela de Livros do Oriente, vai ser apresentado, pela Dra. Tereza Sena, no próximo dia 12, às 18:45, na Fundação Rui Cunha (Clube C&C – 5.º andar).
Na ocasião, falar-se-á também de outros dois livros de Fernando Sobral tendo o território por tema: O Navio do Ópio e O Segredo do Hidroavião.

O livro
Macau, 1851. Os efeitos nefastos da Guerra do ópio começam a fazer-se sentir na cidade de todas as conciliações. Enquanto os ingleses se estabelecem em Cantão e começam a construir Hong Kong, a cidade de nha e procura o seu destino. Diogo Inácio de Freitas, com um conjunto de outros conspiradores, sonha com a independência de Macau. Pensa que só assim o comércio poderá renascer. Ao mesmo tempo defronta-se com os fantasmas do seu passado. Quer vingar-se da sua anterior mulher, que o deixou depois de se apaixonar por um comerciante inglês, antigo militar das campanhas da Guerra do Ópio contra a China imperial. Para concretizar os seus instintos de vingança socorre-se de uma agente da Sociedade do Lótus Branco, Liang Yu Qin, ela própria em busca de um sentido para a sua vida. Mas, em Macau, outros interesses cruzam-se. Enquanto muitos dos que ali aportam procuram apenas sobreviver e encontrar alguma felicidade e paz, outros desejam que a cidade continue a ser uma cidade de equilíbrios, o que serve os seus desejos de poder e de riqueza. Neste labirinto de interesses contraditórios, todos acabam por mostrar o seu lado mais desconhecido. E encontram o lado negro dos sonhos.
O autor
Escritor e jornalista. Fernando Sobral escreve ficção e não ficção. Viaja por Lisboa em busca de mistérios. Percorre a história para encontrar memórias perdidas. O resultado está em romances como Na Pista da Dança, Ela Cantava Fados, O Navio do Ópio, L. Ville, O Segredo do Hidroavião ou As Jóias de Goa. E em obras de carácter político como Os Anos Sócrates. Escreveu em co-autoria, Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa, A Teia do Poder, Alfredo da Silva, a CUF e o Barreiro ou Barings, a História do Banco Britânico em Portugal.
Começou no “DN/Jovem”, suplemento do Diário de Notícias, e integrou as equipas do Semanário, Blitz, Se7e, Independente e Diário Económico. Trabalhou em rádio, e na televisão colaborou em diversos projectos como “Escrita em Dia”, na SIC, e “Ler para Crer” e “Primeira Página”, na RTP. Escreve no Jornal de Negócios as colunas “O Pulo do Gato” e “Oriente”. E muitas outras coisas. É colaborador do Correio da Manhã e do Ponto Final (Macau).
Cooperação no quadro do desenvolvimento sustentável do Oceano e das Zonas Costeiras Apresentações e Conferências
24-05-2018
Realizar-se-á na próxima Quinta-feira, dia 24 de Maio, às 18h30 na Fundação Rui Cunha, a conferência “Cooperação no quadro do desenvolvimento sustentável do Oceano e das Zonas Costeiras”.
Esta conferência realizada em parceria com o Instituto de Estudos Europeus de Macau, terá como orador convidado João Fonseca Ribeiro, ex-Director Geral de Política do Mar, Portugal e Sócio fundador e gerente da Blue Geo Lighthouse Lda.
A Moderar, contaremos com a participação do actual Secretário Geral Adjunto do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de língua portuguesa (Macau), Rodrigo Brum.
A economia azul e as abordagens à governação do Oceano e às alterações climáticas; o papel da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento neste domínio e a implementação de programas de acção específicos; a oportunidade para a cooperação entre a China e os Países da Língua Portuguesa na área do mar.
Estão todos convidados a aparecer e a partilhar também as vossas opiniões, dúvidas e reflexões.
A conferência será realizada em língua portuguesa, com tradução simultânea para cantonense.

A entrada é livre. Por Macau, Mais e Melhor!
4º Filme do Ciclo de Cinema CRED-DM - The Girl With The Dragon Tattoo Justiça no Cinema
16-07-2018
Na Casa Garden . 19:00 . Entrada Livre
Título original: Män som hatar kvinnor
The Girl With The Dragon Tattoo
Director: Niels Arden Oplev
Stars: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Ewa Fröling

Duração:152m

Sinopse:
Mikael Blomqvist, jornalista e fundador da revista "Millenium", dedica a sua vida a revelar o crime e a corrupção que minam a sociedade sueca. Como resultado, tem vários inimigos e é tido como culpado num caso de difamação.

Um dia é procurado por Henrik Vanger, empresário de renome obcecado em compreender as razões que levaram ao desaparecimento da sua sobrinha, há mais de 40 anos, durante uma reunião familiar. Vanger acredita que alguém do seu importante e disfuncional clã poderá estar relacionado com o sumiço de Harriet, cujo corpo nunca foi encontrado.

O empresário faz então uma proposta irrecusável ao jornalista: dá-lhe acesso total à sua vida, documentação pessoal e dados familiares em troca da solução para o desaparecimento da rapariga. Com a ajuda da inteligência e conhecimentos informáticos da estranha Lisbeth Salander, uma hacker profissional com um passado misterioso, Mikael vai encontrar a história da sua vida.

Realizado por Niels Arden Oplev, "Millennium 1 - Os Homens Que Odeiam As Mulheres" é a adaptação ao grande ecrã do primeiro tomo da trilogia "Millennium" de Stieg Larsson, que morreu, em 2004, antes de ver a sua obra tornar-se um fenómeno da literatura mundial.

GirlCom realização de Michael Mann ("O Informador", "Inimigos Públicos") e argumento seu em parceria com Morgan Davis Foehl, um "thriller" de acção sobre os perigos reais da sociedade da informação. O elenco conta com Chris Hemsworth, Viola Davis, Tang Wei e Wang Leehom, entre outros.
Tertulia/Palestra Embaixador Murade Murargy e a CPLP, residente em Macau. Lusofonia
30-10-2013
Por ocasião da visita à RAEM do Senhor Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Isaac Murargy, é com muito gosto que a Fundação Rui Cunha, o CRED-DM e a CPLP organizam uma Tertulia/Palestra com o Senhor Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Murargy e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, residente em Macau.
Este encontro terá lugar na Sede da Fundação Rui Cunha, Av. Da Praia Grande, n.749, R/C,
Macau, no próximo dia 4 de Novembro, Segunda-Feira, às 16h30.

TDM Português - Entrevista Murade Murargy na FRC : (2:49-5:30)
http://portugues.tdm.com.mo/pvideo.php?vid=10817
Ano Novo Chinês - Costumes e Tradições Outros
18-01-2017
Terça-feira, 24 de janeiro às 18:30 - 21:00

Fundação Rui Cunha 官樂怡基金會

Avenida da Praia Grande, No. 749 R/C, Macau
Site by omsite.com