Destaques: Eventos, Publicações e Actualizações Jurídicas

Direito, Transição e Continuidade Publicações
21-04-2017
21 de Abril, pelas 18:30

Fundação Rui Cunha 官樂怡基金會
Avenida da Praia Grande, No. 749 R/C, Macau

Lançamento do Livro "Direito, Transição e Continuidade", da autoria de Paulo Cardinal
Português Jurídico Parte I Aprender Direito
29-10-2018
Data de Inicio: 29 de Outubro até 26 de Novembro 2018

18 horas Segundas e Quartas-feiras das 18h30 às 20h30

Valor: 1200 MOP

Esta formação tem por objectivo promover, fomentar e articular os conteúdos escritos e orais da Língua Portuguesa através de uma melhor compreensão dos mecanismos e das figuras jurídicas subjacentes ao próprio sistema jurídico em vigor na RAEM, assim como simplificar o cruzamento de saberes na concepção e elaboração de um projecto prático aplicado ao universo jurídico e judicial da RAEM, impulsionando os formandos a desenvolverem as suas competências linguísticas ao nível da produção textual/discursiva, através da consciencialização dos mecanismos linguísticos que lhe são inerentes.

Destinatários: Esta formação está, especialmente, indicada para estudantes de Direito, Advogados Estagiários, Juristas, Tradutores, Funcionários da Administração Pública e todos os demais interessados no aperfeiçoamento da linguagem jurídica em português.

25 Vagas por ordem de inscrição

Inscrições e Informação: Email: creddm@ruicunha.org

Centro de Educação da Fundação Rui Cunha

Av. Praia Grande, R/C (10h13h – 14h30-18h30)

Código: PDAC 1804300394-0

PDF INFO
http://www.creddm.org/admin/upload/ficheiros/ficheirosMultimedia/1PT-Planificacao%20do%20Curso%20de%20Formacao%20PT%20Juridico%20I%20Parte_MPA4.pdf
2018.04.26 - Programa Fazer Justiça Actualizações
25-04-2018
Dia 26 de Abril, Quinta-feira

15h00 – Programa Fazer Justiça – 6ª Edição em Parceria com a Escola Portuguesa de Macau

A Escola Portuguesa de Macau é, desde a primeira hora, uma apoiante incondicional do programa Fazer Justiça, este ano já na sua VI edição.
Através desta iniciativa, pretende o CRED-DM – Centro de Reflexão, Estudo, e Difusão do Direito de Macau da Fundação Rui Cunha, dar a conhecer aos jovens estudantes do secundário os fundamentos essenciais da Lei e da Justiça, bem como ajudá-los a compreender o, ainda muito jovem, sistema jurídico da RAEM.
Ao grupo de alunos, previamente seleccionado pela EPM, foi-lhe confiado um caso para resolverem, através da construção dos intervenientes, das provas e de todo o cenário do julgamento.
O CRED-DM e a EPM, através do seu Clube de Filosofia, com a impenhorável ajuda do ilustre Magistrado, Dr. Carlos Carvalho, deu início às sessões preparatórias, no passado mês de Fevereiro, as quais culminam, agora, com a Audiência de Discussão e Julgamento, a realizar na Fundação Rui Cunha.
Para este ano escolhemos a Violência no Namoro como tema.
Pela primeira vez teremos 1 aluno da EPM, de nacionalidade chinesa, assumirá o papel de Juiz presidente na sessão de audiência e julgamento.
Com este Programa, o CRED-DM pretende, não apenas, desmistificar o direito perante o olhar dos mais jovens, como, acima de tudo, sensibilizá-los para a importância e mais-valia de um Direito de Macau, único e próprio, cujo futuro depende em exclusivo do que eles próprios pretendam e ambicionem.
Climate Change Apresentações e Conferências
29-11-2018
The panel discussion will focus on current climate change concerns on global warming, rise in sea level and how to tackle extreme weather phenomenons currently affecting the South China region and the world over.

Co-organization between Rui Cunha Foundation, Docomomo. Macau and Macau City University Open Institute.

Invited speakers: CHRISTINE LOH (SBS, JP, OBE, Chevalier de l’Ordre National du Mérite) and BILLY CHAN (Director of Transmission and Distribution Department of CEM).

Quinta-feira, 29 de Novembro de 2018 às 18:00 – 20:00

Building H – Room HG01

City University of Macau

Localização
http://www.cityu.edu.mo/wp-conte…/uploads/…/09/Cityu-Map.jpg
Serões com Histórias Pauta de Histórias
20-11-2018
Serões com Histórias

Terça-feira, 20 de Novembro de 2018 às 18:30 – 20:30

Fundação Rui Cunha 官樂怡基金會

A Fundação Rui Cunha, através do CRED-DM e a Associação dos Antigos Alunos da Escola Comercial “Pedro Nolasco” (AAAEC), realizarão no próximo dia 20 de Novembro, Terça-feira, às 18h30, na Fundação Rui Cunha uma conversa intitulada “Macau na Década de 1950. Memórias de um Tempo de Paz (Instável) após a Guerra do Pacífico” protagonizada pelo Presidente do Instituto Internacional de Macau, Dr. Jorge A. H. Rangel.
A Sociedade de Geografia de Lisboa, por intermédio da sua muita activa Comissão Asiática, promoveu, em 2017, um ciclo de palestras sobre “As Décadas de Macau”, cuja primeira intervenção pertenceu a Jorge Rangel, presidente do Instituto Internacional de Macau.

Com as necessárias adaptações, a sua comunicação é agora integrada nos Serões com Histórias que a Associação dos Antigos Alunos da Escola Comercial Pedro Nolasco vem apresentando, com o apoio e a colaboração da Fundação Rui Cunha.

Nela é feito o enquadramento político de um tempo novo de Macau, após as incertezas e as agruras sofridas durante a Guerra do Pacífico.
Foi uma década de mudança e de renovadas esperanças para o território e um período de paz numa conjuntura ainda bastante instável, mas que permitiu a Macau ganhar condições para um desenvolvimento sustentável.
Macau teve 5 governadores nesse período (Gabriel Maurício Teixeira, Albano Rodrigues Oliveira, Joaquim Marques Esparteiro, Pedro Correia de Barros e Jaime Silvério Marques), cujos mandatos são caracterizados nesta apresentação, apoiada em Powerpoint, com referências aos projectos então lançados, à vida do dia-a-dia, aos usos e costumes, às manifestações culturais e sociais, à educação e às actividades da juventude e de lazer da população.

Na parte final, será estabelecido diálogo com os participantes.
Jorge Alberto Hagedorn Rangel é presidente do Instituto Internacional de Macau desde Dezembro de 1999.
Foi membro do Governo de Macau, com a tutela das áreas da Educação, Cultura e Turismo (1981-86), e Administração Pública, Educação e Juventude (1991-99), deputado à primeira legislatura da Assembleia Legislativa (1976-80), onde presidiu às Comissões de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e do Regimento e Mandatos, presidente da Fundação Macau, director de Turismo e da Comunicação Social, membro do Conselho Consultivo do Governador e membro do Conselho de Redacção da Lei Básica da RAEM.
Dirigiu diversos outros organismos públicos e grupos de trabalho oficiais, presidiu aos Conselhos de Educação, da Juventude e do Desporto e à Sociedade História da Independência de Portugal e desenvolveu ampla actividade académica, cultural e associativa e junto de organismos internacionais.

A sessão será moderada, como habitualmente, por José Basto da Silva, actual presidente da Associação.
A sessão será em língua portuguesa.

A Entrada é livre.
Contamos Consigo!
Por Macau Mais e Melhor!
Macau, depois do adeus Lançamento de Livros
14-11-2018
(Apresentação do Livro – Fundação Rui Cunha – 14/11/2018, 18h30)

Macau, Depois do Adeus é um livro de ensaio sobre os últimos 15 anos de Macau como região administrativa especial da República Popular da China.

O conjunto de textos que compõem este livro, são reflexões que Arnaldo Gonçalves (autor) foi fazendo ao longo de década e meia em que trabalhou em Macau enquanto português, num sistema de matriz e lógica chinesas, mas que por razões invulgares se imagina de osmose entre uma antiga maneira de viver e o alinhamento às directrizes políticas da República Popular da China.

A apresentação estará a cargo de Paulo Cardinal e Vanessa Amaro.

Arnaldo Gonçalves é professor convidado no Instituto Politécnico de Macau desde 2003, onde lecciona nas áreas do direito, da filosofia e do pensamento político. É licenciado em direito pela Universidade de Lisboa e mestre e doutorado em Ciência Política pela Universidade Católica Portuguesa. É mestre em Estudo das Religiões pela Universidade de Gales, Trinity Saint-David. Arnaldo Gonçalves é autor de nove livros nas áreas do direito constitucional e direito europeu, do pensamento político, das relações internacionais e da sociologia das religiões. Como investigador, publica regularmente em revistas da sua especialidade na Polónia, Argentina, Portugal, Irlanda, Singapura e França. Foi assessor da administração portuguesa de Macau entre 1988 e 1997. É desde 2003 consultor no Instituto para os Assuntos Municipais de Macau.

Macau, Depois do Adeus é uma edição IPSIS.

A apresentação decorrerá na Fundação Rui Cunha, na próxima Quarta-feira, dia 14 de Novembro, pelas 18h30.

Este evento será realizado em língua portuguesa.
4º Filme do Ciclo de Cinema CRED-DM - The Girl With The Dragon Tattoo Justiça no Cinema
16-07-2018
Na Casa Garden . 19:00 . Entrada Livre
Título original: Män som hatar kvinnor
The Girl With The Dragon Tattoo
Director: Niels Arden Oplev
Stars: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Ewa Fröling

Duração:152m

Sinopse:
Mikael Blomqvist, jornalista e fundador da revista "Millenium", dedica a sua vida a revelar o crime e a corrupção que minam a sociedade sueca. Como resultado, tem vários inimigos e é tido como culpado num caso de difamação.

Um dia é procurado por Henrik Vanger, empresário de renome obcecado em compreender as razões que levaram ao desaparecimento da sua sobrinha, há mais de 40 anos, durante uma reunião familiar. Vanger acredita que alguém do seu importante e disfuncional clã poderá estar relacionado com o sumiço de Harriet, cujo corpo nunca foi encontrado.

O empresário faz então uma proposta irrecusável ao jornalista: dá-lhe acesso total à sua vida, documentação pessoal e dados familiares em troca da solução para o desaparecimento da rapariga. Com a ajuda da inteligência e conhecimentos informáticos da estranha Lisbeth Salander, uma hacker profissional com um passado misterioso, Mikael vai encontrar a história da sua vida.

Realizado por Niels Arden Oplev, "Millennium 1 - Os Homens Que Odeiam As Mulheres" é a adaptação ao grande ecrã do primeiro tomo da trilogia "Millennium" de Stieg Larsson, que morreu, em 2004, antes de ver a sua obra tornar-se um fenómeno da literatura mundial.

GirlCom realização de Michael Mann ("O Informador", "Inimigos Públicos") e argumento seu em parceria com Morgan Davis Foehl, um "thriller" de acção sobre os perigos reais da sociedade da informação. O elenco conta com Chris Hemsworth, Viola Davis, Tang Wei e Wang Leehom, entre outros.
Tertulia/Palestra Embaixador Murade Murargy e a CPLP, residente em Macau. Lusofonia
30-10-2013
Por ocasião da visita à RAEM do Senhor Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Isaac Murargy, é com muito gosto que a Fundação Rui Cunha, o CRED-DM e a CPLP organizam uma Tertulia/Palestra com o Senhor Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Murargy e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, residente em Macau.
Este encontro terá lugar na Sede da Fundação Rui Cunha, Av. Da Praia Grande, n.749, R/C,
Macau, no próximo dia 4 de Novembro, Segunda-Feira, às 16h30.

TDM Português - Entrevista Murade Murargy na FRC : (2:49-5:30)
http://portugues.tdm.com.mo/pvideo.php?vid=10817
Ano Novo Chinês - Costumes e Tradições Outros
18-01-2017
Terça-feira, 24 de janeiro às 18:30 - 21:00

Fundação Rui Cunha 官樂怡基金會

Avenida da Praia Grande, No. 749 R/C, Macau
Site by omsite.com