Destaques: Eventos, Publicações e Actualizações Jurídicas

Novos Desafios Éticos na Nova Paisagem Mediática Aprender Direito
09-12-2017
Workshop Novos Desafios Éticos na Nova Paisagem Mediática, na Fundação Rui Cunha, com o Prof. Joaquim Fidalgo, professor na Universidade do Minho

Os grandes valores e princípios éticos que devem nortear o jornalismo e os media não mudam pelo facto de mudarem as tecnologias ou os processos de elaboração, edição e difusão da informação no espaço público.

2017.12.09 – Sábado das 10:00-13:00, 15:00-18:00
Auditório da Fundação, 1º andar. Av Praia Grande, Nº 749

Inscrição por email - imprensamacau@gmail.com, até 7 de Dezembro
Gratis para sócios AIPIM. MOP 100 patacas para não sócios
Direito, Transição e Continuidade Publicações
21-04-2017
21 de Abril, pelas 18:30

Fundação Rui Cunha 官樂怡基金會
Avenida da Praia Grande, No. 749 R/C, Macau

Lançamento do Livro "Direito, Transição e Continuidade", da autoria de Paulo Cardinal
Novo Código de Processo Penal Actualizações
05-11-2013
É republicado integralmente o Código de Processo Penal, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 48/96/M, de 2 de Setembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 63/99/M, de 25 de Outubro, pela Lei n.º 9/1999, pela Lei n.º 3/2006, pela Lei n.º 6/2008, pela Lei n.º 2/2009, pela Lei n.º 17/2009 e pela Lei n.º 9/2013.
Memória e Pensamento Pauta de Histórias
06-12-2017
Primeiro volume da obra de Manuel da Silva Mendes vai ser lançado dia 6 de Dezembro
Galeria da Fundação Rui Cunha 官樂怡基金會
聯邦大廈749號R/C, Av. da Praia Grande, Macau
06.12.2017, Quarta-feira às 18:30 - 19:30

Na próxima quarta-feira, dia 6, às 18:30, vai ser lançado, na Fundação Rui Cunha, o primeiro volume de uma colectânea sobre Silva Mendes, com cerca de 600 páginas, com o título “Manuel da Silva Mendes: Memória e Pensamento” que contém três ensaios sobre esta importante figura da história social de Macau, de autoria de António Aresta, Amadeu Gonçalves e Tiago Quadros, e todos os textos de Silva Mendes sobre Arte, Filosofia e Religião, Cultura e Tradições Chinesas publicados na Imprensa e em livro.

A apresentação estará a cargo do Dr. Jorge Morbey.

Editado por Livros do Oriente, este primeiro volume pretende contribuir para um conhecimento rigoroso e tão completo quanto possível da vida e obra de Manuel da Silva Mendes – o exemplo de um português que conheceu, compreendeu e divulgou a cultura e as tradições chinesas de uma forma que, ainda hoje, se reveste de ineditismo.

Silva Mendes, advogado, professor e intelectual, natural de São Miguel das Aves e viveu em Macau, de 1901 a 1931, ano em que morreu.

Para além da bibliografia produzida em Portugal até à ida para Macau, tem vasta obra publicada neste território, sobretudo em publicações periódicas, que viriam a ser reunidas em volumes coordenados pelo sinólogo macaense Luís Gonzaga Gomes, nos anos 60 do século passado.

Foi também, na época, um dos maiores coleccionadores de arte chinesa, constituindo o seu espólio, adquirido à viúva pelo Governo de Macau pouco depois da sua morte, um acervo muito importante do Museu de Arte de Macau.

Dominando a língua chinesa e profundo conhecedor da sua cultura, Silva Mendes foi, no início do século XX, o principal e o primeiro divulgador da Cultura, da Filosofia e da Religião Chinesas, conhecimento que lhe advinha do contacto directo com artistas, pensadores e com os bonzos – sobretudo do mosteiro de Choc Lam – com quem privava e discutia estes assuntos.

O livro tem o patrocínio da Fundação Macau e do comendador Ng Fok e as receitas da venda revertem a favor da Associação Amigos do Livro em Macau, sendo que, no dia do lançamento, terá um preço especial de venda ao público.
Os próximos dois volumes, que completam a obra, deverão ser lançados no segundo semestre de 2018.
O Futuro da União Europeia: Quem Assume a Liderança? Apresentações e Conferências
05-12-2017
Victor Ângelo analisa o futuro e a liderança da União Europeia

A Fundação Rui Cunha através do CRED-DM – Centro de Reflexão, Estudo, e Difusão do Direito de Macau acolhem na próxima terça-feira, 5 de Dezembro, pelas 18h30, a sessão “O Futuro da União Europeia: Quem Assume a Liderança?”. O evento, organizado pelo Programa Jean Monnet da União Europeia (U.E.) em Macau, terá como orador principal Victor Ângelo, antigo representante do Secretário-Geral das Nações Unidas (Operações de Paz).

A palestra, fruto da iniciativa conjunta da Universidade de Macau e do Instituto de Estudos Europeus de Macau, com o apoio da U.E., tem o apoio da Associação de Imprensa em Língua Portuguesa e Inglesa (AIPIM), e será moderada pelo seu presidente, José Carlos Matias.
Num momento em que a U.E. enfrenta vários desafios – a saída do Reino Unido, o ressurgimento de movimentos nacionalistas e populistas em diferentes países, a crise catalã, a questão dos refugiados e dos migrantes – Victor Ângelo analisa-os à luz daquela que deverá ser a resposta das instituições europeias num momento decisivo da sua história. As relações com Rússia, E.U.A, África e, claro, com a China, merecerão também a atenção do orador, que traçará o perfil das individualidades que considera centrais no actual momento vivido pela U.E.
Enquanto diplomata da Nações Unidas, organização para a qual trabalhou durante 32 anos, Victor Ângelo foi representante especial do secretário-geral, em países como o Chade, a República Centro-Africana, a Serra Leoa e o Zimbabwe, entre outros.
Actualmente a viver em Bruxelas, Victor Ângela é membro da direcção da fundação suíça de manutenção da paz “PeaceNexu”, professor associado do Centro para Política de Segurança de Genebra e consultor sénior da Comunidade dos Países de Língua de Portuguesa (CPLP). Além de outras ocupações, Ângelo é colunista da revista “Visão” e comentador-residente do programa “Magazine Europa” do canal de rádio em língua portuguesa da TDM.
A Entrada é livre
Contamos consigo.
Por Macau, Mais e Melhor!
Sistema Prisional - Prision On Fire Justiça no Cinema
19-07-2017
IV Ciclo de Cinema Cred-DM - Sistema Prisional

Quarta-feira, 19 de Julho às 19:30 - 21:30
Casa Garden - 13 Praça de Luís de Camões, Macau
Prison on Fire
Gam yuk fung wan (original title)
Hong Kong - 1987

Sinopse
Dentro de uma prisão chinesa, dois reclusos tornam-se amigos e enfrentam juntos, as dificuldades do dia-a-dia dentro de uma prisão.
Inside a Chinese prison two inmates form a friendship and face the difficulty of life on the inside.
An explosive crime-drama that caused a sensation upon its release. Audiences gasped for breath from the bloodshed and violence, yet were deeply moved by the fraternal bond between the two leading characters. Chow Yun-Fat and Tony Leung are riveting as the inmates who get involved with the intracacies of the prision system.
Realizado por Ringo Lam, Argumento por Yin Nam; Actores principais: Yun-Fat Chow, Tony Ka Fai Leung, Ka-Kui Ho
Rumando de Lés a Leste Lançamento de Livros
24-07-2017
Lançamento da Obra "Rumando de Lés a Leste"

Quarta-feira, 24 de Julho às 18:30 em chinês

Fundação Rui Cunha 官樂怡基金會

聯邦大廈749號R/C, Av. da Praia Grande, Macau
Tertulia/Palestra Embaixador Murade Murargy e a CPLP, residente em Macau. Lusofonia
30-10-2013
Por ocasião da visita à RAEM do Senhor Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Isaac Murargy, é com muito gosto que a Fundação Rui Cunha, o CRED-DM e a CPLP organizam uma Tertulia/Palestra com o Senhor Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Murargy e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, residente em Macau.
Este encontro terá lugar na Sede da Fundação Rui Cunha, Av. Da Praia Grande, n.749, R/C,
Macau, no próximo dia 4 de Novembro, Segunda-Feira, às 16h30.

TDM Português - Entrevista Murade Murargy na FRC : (2:49-5:30)
http://portugues.tdm.com.mo/pvideo.php?vid=10817
Feliz Natal e Próspero Ano de 2018 Outros
13-12-2017
Site by omsite.com